sábado, 29 de agosto de 2015

Naturalismo Dialético e Histórico - Apicultor



Concretude naturalmente
naturalidade tão natural.

São tantos e tão naturais os acontecimentos que se atrelam existência das abelhas, numa inter-relação harmoniosa, desenvolvida no convívio interno a colmeia como fora dela, e neste com vários seres vivos, animais e vegetais.

A beleza do acaso no momento que envolve o “voo nupcial”,quando acontece o acasalamento no ar da abelha rainha com um zangão. Se tudo certo, rainha fecundada para toda sua existência, numa média de mil ovos diários, por cinco anos. Para o zangão, merecedor do prêmio, disputado com outros, incentivados pelo desejo da paixão, o abraço e o beijo da rainha, seguidos pela morte.

O voo nupcial acontece em dias quentes, ensolarados, próximo de meio dia: uma agitação visual e barulhenta causada por muitas abelhas voando rápido, acima da colmeia, em longos zigue-zagues, zangões de outras colmeias participam também da disputa pelo beijo da rainha. Este fato justifica a africanização de todo apiário americano; a partir da fuga de um único enxame africano, em Piracicaba-SP, América do Sul, década de 1950.
Fatos como estes contribuem para compreensão da vida. Além de darem um diferencial ao significado para o silêncio, luz e suas cores.

Caprichos do gênio da natureza? ninguém sabe de nada e todos sabem de tudo no momento exato. Vale para qualquer um. Como no caso, acontece uma única vez na vida de qualquer abelha rainha, de qualquer colmeia em qualquer parte do mundo e por cem milhões de anos.

Não menos importante, a fecundação de uma flor que depende do pólen de outra flor, situada em algum lugar e posição que só não é impossível acontecer, devido a coleta do pólen e do néctar pela abelhinha que trabalha de flor em flor, sem nenhum outro interesse; néctar, pólen.

Não há razão para saber se a natureza tem um gênio ou se ela é o gênio. Cada qual é ela, se ela está em cada um, entre todo universo de coisas concretas que ela também é. Querer ir além é imaginar, pensar, idealizar além da natureza.