terça-feira, 8 de setembro de 2009

YRA 3-6




Yrapy deve ter sido a primeira abelha.
O sul do continente africano é reconhecido como o berço da humanidade e do conhecimento.
Existem lá vários sítios com fósseis de “homídeos”. O fóssil conhecido como “Mrs Ples” é um dos mais importantes, um esqueleto quase completo, com idade aproximada de 2,5 milhões de anos.
Foi em algum lugar destas terras que o povo San escolheu a sua terra e construiu o seu lugar, onde viveu por mais de 4 mil anos. Deixando ali, de sua autoria, inúmeras pinturas rupestres, tão presentes, tão admiradas. Este povo, (indígena?), ainda sobrevive em meio a selvagem ganância do homem, (civilizado?). Atualmente habita no deserto de Kalahari, convivendo com a ameaça da expulsão.
Um povo com mais de 4 mil anos de existência, transcende boa parte ou quase a totalidade, de toda historia do homem que temos registro, renovada diversas vezes.
Na história da criação do povo San, uma abelha carrega um louva-a-deus por um rio. O rio é extenso e a abelha exausta acaba deixando o louva-a-deus em uma flor que estava boiando na água. A abelha planta uma semente no corpo do louva-a-deus antes de morrer e a semente se transforma no primeiro ser humano.